quinta-feira, dezembro 10, 1992

Sobre nós

A Feminis Ferventis – Tuna Académica Feminina da Universidade do Algarve foi fundada a 10 de dezembro de 1992, por um grupo de raparigas de várias escolas e faculdades da Universidade do Algarve que ansiavam preencher uma lacuna existente no ambiente académico que começava a desenvolver-se entre os estudantes da mesma Universidade. 

A sua primeira atuação deu-se, no entanto, a 24 de março de 1993, por ocasiões do Dia do Estudante, na já extinta Tasca do Estudante, em Faro. É esta data que serve de mote todos os anos às comemorações do aniversário da nossa Tuna. A partir daí, até aos dias que correm, a Feminis Ferventis nunca parou. Cantámos e encantámos a quem nos quisesse ver e ouvir, por diversos pontos de Portugal Continental e Ilhas, em diversos tipos de atuações, umas mais clássicas outras mais insólitas, sempre com a mesma alegria e vontade de animar e transmitir o espírito que carateriza as gentes algarvias. 

Envergando o traje padrão da Universidade do Algarve, desde cedo adotámos uma peça que só a nós nos carateriza, distinguindo-nos de todas as outras estudantes, os cullotes que usamos debaixo da saia. Entre nós distinguimo-nos pela cor da fita dos cullotes, sendo a fita branca utilizada pelas Projeto a Caloiras, a azul pelas Caloiras e a laranja, cor da Feminis Ferventis, utilizada pelas mui nobres Tunantes desta Tuna.

Até à gravação do primeiro CD – Feminis Ferventis –, em 1997, foi um pulinho, seguindo-se o segundo, Encantos, em 2001. Ambos se caraterizam pelo repertório maioritariamente original e tradicional português, tradição que esta Tuna gosta de manter.

Em 2003 deu-se a concretização de um sonho: a Feminis Ferventis organizava o I Moura Encantada – Festival de Tunas Femininas no Algarve. Depressa este se tornou “o menino dos nossos olhos”: As experiências únicas que nos proporcionou fizeram com que tivesse tido continuidade a cada ano que passou. Em 2010, na sua oitava edição, o Moura Encantada saiu dos portões do Campus Universitário, subindo a um novo palco: o Teatro das Figuras. Com o intuito de alargar o festival a toda a comunidade farense, podemos dizer que o objetivo foi cumprido com sucesso!

A 18 de Dezembro do ano de 2010 deu mais um passo importante na sua História enquanto Tuna. Esta foi a data do seu Irmanamento com a TUFES - Tuna Feminina Scalabitana da ESE de Santarém, como resultado das boas relações e grande amizade entre as duas tunas.

Tendo já percorrido Portugal de Norte a Sul, nos mais diversos âmbitos (sempre acompanhadas da nossa querida Assunção, o nosso ceptro de praxe e Tunante mais antiga desta Tuna), a Feminis Ferventis continua nos dias de hoje a cantar e encantar com a mesma garra e vontade com que o fez há dezoito anos atrás... apesar de o grupo se renovar a cada ano que passa e de as pessoas mudarem, o elo de ligação continua a ser o mesmo: o amor à música, ao espírito académico e ao grupo que nos une e a fé com que acreditamos que a Tradição ainda pode ser o que era.

“Que a música palpite nos vossos corações e transpareça num sorriso largo.”
Feminis Ferventis