sexta-feira, dezembro 03, 2010

Vamos continuar a alimentar esta ideia!

(FF de sorrisos rasgados, numa pausa no trabalho)

Foi no passado Domingo, dia 28 de Novembro, de rumámos à sede do Banco Alimentar Contra a Fome, com o objectivo de tocar e animar os voluntários que lá se encontravam.

Não sabíamos exactamente ao que íamos, nem o que iríamos encontrar, não sabíamos se era muita ou pouca gente, se o espaço era grande ou pequeno, nem o que se passava lá exactamente (estamos habituados a ver o trabalho do Banco Alimentar na recolha dos bens, no supermercado, mas não sabíamos como funcionavam os “bastidores”). Mas, com a mesma vontade de sempre, fomos!

À chegada ficámos verdadeiramente admiradas com o que se passava por lá: era tudo em grande! Muita gente. Muitas carrinhas. Muitas cargas e descargas.

A actuação correu de forma animada, com a colaboração dos muitos voluntários presentes, terminando com uma serenata “encomendada” para um dos responsáveis pela organização desta campanha de recolha, momento este que muito agradou a todos os presentes.

Mas o melhor ainda estava para vir. Quando acabámos de tocar, disponibilizámo-nos para colaborar naquilo que fosse preciso e ficar por lá também a trabalhar. E não nos arrependemos.

Participámos de um momento único de partilha, não só em tuna, mas em comunidade.

Percebemos o verdadeiro sentido de voluntariado, percebemos porque é que há pessoas que abdicam do seu descanso para poder lá estar a ajudar, percebemos que aquele pouco tempo de que dispendemos ali foi mesmo muito pouco no universo do que há para ser feito.

Ganhámos competências técnicas em poucos minutos: rapidamente aprendemos truques para agilizar a separação de alimentos, descarregar toneladas e toneladas de bens, tentar não partir garrafas de azeite nem ficar com as mãos cheias de açúcar… enfim! Todo um novo mundo!

(com os voluntários da Best Faro Algarve, que também colaboraram com o seu trabalho e simpatia!)

Em quase 18 anos de tuna, já tivemos variadíssimos tipos de actuações: desde casamentos e baptizados, festivais e encontros de tunas, lares de 3ª idade, jardins-de-infância, prisões e hospitais psiquiátricos. Mas, pelo que sabemos, pelo menos nos tempos mais recentes, nunca tivemos nada assim.

E são estas coisas que fazem a chama manter-se acesa, que nos fazem sentir privilegiadas por fazer parte de um grupo que tem este dom. São estas coisas que nos fazem crescer enquanto tuna e enquanto pessoas.

A próxima colaboração já está agendada e agora, que já sabemos mais umas coisinhas, estamos confiantes que será, mais uma vez, um sucesso!

Muito obrigada a todos os voluntários que partilharam este momento connosco. Muito obrigada ao Banco Alimentar, por nos mostrar que ainda temos muito a aprender e que ainda há muito a ser feito!

Sem comentários: