quarta-feira, julho 31, 2013

Recordando...VI Scalabis

E eis que chegara mais um Scalabis! Contando já com a 6ª edição, a Feminis Ferventis não poderia deixar de marcar novamente a sua presença no festival da sua tuna irmã, a TUFES - Tuna Feminina Scalabitana. De (muito poucas, que o espaço não abundava) malas aviadas e de instrumentos carregados, foi no passado dia 24 de Maio de 2013 que rumámos até às já nossas familiares terras scalabitanas.

Chegadas a Santarém, e depois de um reconfortante e alegre jantar, a paragem seguinte foi o “El Galego”, onde atuámos em mais uma das famosas festas de sexta-feira. Entre música, jogos, e muita diversão, as Féfés cantaram e encantaram até soar o último “acorde”! Tinha então chegado a hora de repor energias. Mas antes de encostarmos as cabeças nas almofadas nada como uma bela de uma chouriça assada para o estômago ficar aconchegado.


Bom dia Santarém! Sábado ficou marcado pela passagem na mítica Taberna do Quinzena e pelo primoroso fim de tarde na praça de Touros.
“Olé”! Envolvidas pelo Karaoke, pelo touro mecânico e principalmente pela magnífica arena, nesta tourada, a “pega” não foi feita ao touro mas sim à nossa querida Assunção, que como já é hábito nos acompanha para todo o lado e um ocasião tão especial como esta não poderia ser excepção!

Depois de promovidas a Grupo Amador de Forcados, e após o jantar, seguiu-se então, no já nosso conhecido Teatro Sá da Bandeira, a grande noite de festival! Foi ao som das tunas a concurso (“As Fans”, “Lusitana”, “Tafué” e “C’a Tuna aos Saltos”) e da tuna da casa, a TUFES, que passámos um aprazível início de mais uma noite scalabitana.

Este ano, a After-party pertencia ao FRA CLUB, que nos proporcionou agradáveis momentos na companhia de todos os participantes deste esplendoroso festival. E antes de deitar, a saga da chouriça continuou…

Domingo, o dia da saudade! Após uma noite, em que tivemos direito a um dos nossos workshops formativos (envolvendo comes e bebes até o sol nascer) a lezíria foi inundada pelo sol e lá tivemos de levantar a tenda. O que não conseguimos encontrar foi o Pampilho, que terá desaparecido ou perecido em terras scalabitanas. A quem o vir, avisem.

E porque os motores ferventis só funcionam a pampilhos, foi depois de mais uma visita à Bijou que as Féfés regressaram a Faro, levando as lezírias ribatejanas na memória e essencialmente no coração.

Queríamos então deixar um especial agradecimento aos nossos dois guias, a Raquel e o Valter, e à TUFES, que mais uma vez, contribuiu para fortificar este grande vínculo – a nossa irmandade. Sois grandes, meninas, e é um orgulho pertencer a esta família!


É Fé! É manas! É Feminis Scalabitana!


[Faltam as fotos]

Sem comentários: