quinta-feira, novembro 28, 2013

Porque um Moura Encantada nunca é igual!

Foi nos passados dias 15 e 16 de Novembro que se realizou a XI edição do Moura Encantada, Festival de Tunas Femininas do Algarve. Desta vez, a concurso, estiveram a Legislatuna, Sirigaitas de Farmácia, Sal&Tuna e Gatuna.


Depois de muitos meses de trabalho árduo, dedicação e esforço para reunirmos as condições necessárias à realização do nosso festival, tudo culminou num fim de semana em que as palavras chave foram diversão e camaradagem. 
O festival iniciou-se com a célebre noite de serenatas, onde cada tuna se esforçou por arrepiar e tocar os corações de todos aqueles que faziam parte da plateia. Este ano realizou-se  no café Tertúlia, na Cidade Velha, que nos proporcionou um ambiente bastante intimista, o ideal para uma boa serenata!



A festa continuou noite dentro, agora na baixa de Faro, mais propriamente, no Bar da Associação, perfeito para matar saudades daquelas que já não víamos há muito e para promover o bom convívio entre todas as tunas.



E rápido (até demasiado) chegou o sábado: o Grande dia! As tunas almoçaram pelo Campus da Penha e seguiram para as Gambelas, onde a tarde foi repleta de música, infinitas brincadeiras e muita dança no arraial académico.



Ouvidas as 21 badaladas, todas sentimos aquele friozinho na barriga. Afinal, estava a acontecer o XI Moura Encantada!! Os últimos pormenores para que nada falhasse foram tratados e as portas foram abertas. Silêncio, que se vai iniciar o espectáculo! 
A tuna que teve a honra de abrir o festival foi uma tuna da casa: a Versus Tuna, que encantou com o seu charme e simpatia todas as meninas (e senhoras) do público. Contámos ainda com os famosos sketches, proporcionados pelas já habituais Filipa “80” Maltieiro (ou deveríamos dizer…  Liliane Marise?), Joana “Perez” Gomes e Daniela “Shakira” Peres, e este ano com a especial participação de duas manas (membros da Tufes), Joana “Preta” e Diana Gaspar, às quais queremos desde já deixar um especial agradecimento pelos fantásticos momentos de pura risada que nos proporcionaram.



E porque o espectáculo não pode parar, seguiram-se as tunas a concurso, começando a Sal&Tuna, seguida da Gatuna, das Sirigaitas de Farmácia e por fim (mas não menos importante) da Legislatuna.


E como já é tradição, a tuna da casa encerrou o espectáculo, com duas grandes surpresas para o público: a apresentação de uma nova música, o Barquinho, e a passagem da Margarida “Gerbera” Faísca a Tunante, que é o topo da nossa hierarquia. Muitos parabéns, Gerbera!


Terminada a nossa atuação, veio o momento mais aguardado da noite: a atribuição dos prémios! Estes foram divididos pela Legislatuna, que arrecadou cinco dos oito prémios: melhor original, melhor porta-estandarte, melhor serenata, melhor solista e… MELHOR TUNA, tendo assim direito a fazer parte do cartaz do XII Moura Encantada; e pelas Sirigaitas de Farmácia, que ganharam os prémios de melhor instrumental, melhor pandeireta e… TUNA MAIS TUNA.
Chegado o domingo, o sentimento que dominou foi a nostalgia. Afinal, foi um fim de semana de grandes emoções, tanto para a tuna organizadora, como para as tunas a concurso. A última refeição foi servida no Seu Café e daí as Tunas seguiram rumo às suas cidades.




Queremos, por fim, agradecer à Sal&Tuna, Gatuna, Sirigaitas de Farmácia e Legislatuna pelo maravilhoso espectáculo que ofereceram à cidade de Faro, à Versus Tuna e à Real Tuna Infantina pela participação em mais uma edição do nosso festival, aos guias, à Tufes, por estar sempre presente para nos dar força e claro, ao nosso maravilhoso público, que não se deixou afectar pelo frio que se fez sentir.
Para o ano há mais!

Sem comentários: