Feminis Scalabitana

Corria o ano de 2010 quando a Feminis Ferventis - Tuna Académica Feminina da Universidade do Algarve foi convidada para participar a concurso no III Scalabis - Festival de Tunas Femininas, organizado pela TUFES - Tuna Feminina Scalabitana, e que decorreria nos dias 4, 5 e 6 de junho. O III Scalabis era um marco importante na História da TUFES, visto que o festival tinha estado parado durante 7 anos. Foi o 1º Scalabis para nós, Feminis Ferventis, e no fundo também para elas, elementos ativos que não tinham nunca passado pela organização do mesmo.
Chegámos a Santarém com a garra, energia e animação que nos caracteriza e aproveitámos ao máximo o fim de semana que por lá passámos. A empatia que se criou entre nós e a tuna organizadora foi imediata, tanto que dura até aos dias de hoje.
Antes de partirmos de Santarém tivemos verdadeiros momentos de partilha com a TUFES e assim se começou a cimentar uma grande amizade. Ficou nesse momento também feito o convite à TUFES para participar a concurso no VIII Moura Encantada, a decorrer em novembro do mesmo ano.
Até ao Moura Encantada foi um pulinho, e foi aí que tivemos mais a certeza que esta amizade era para manter e fortalecer.
O contacto entre a Feminis Ferventis e a TUFES foi-se mantendo e em dezembro fomos convidadas a ir a Santarém e participar nas comemorações do 10º aniversário da TUFES. Entretanto, e inicialmente na brincadeira e depois num tom mais sério, já se falava na palavra "Irmanamento"...
Partimos para Santarém no dia 18 de dezembro de 2010, ansiosas pelo reencontro e na expetativa de como este iria decorrer. Nessa tarde, na mítica Taberna do Quinzena, que tão bem nos acolhe desde essa data, se oficializou o Irmanamento entre a Feminis Ferventis e a TUFES, no meio de muita conversa, muito vinho, muito pica-pau e muitas lágrimas de alegria. As comemorações continuaram pela noite fora, primeiro no restaurante Caravana, onde sem nada estar combinado fizemos uma troca simbólica de prendas (nós oferecemos-lhes uns culottes, um dos nossos símbolos, e elas ofereceram-nos uma farpa, o símbolo da TUFES).
A partir dessa data, a Feminis Ferventis e a TUFES, sua tuna Irmã, têm feito um percurso de amizade e companheirismo inigualável, que cabe a todas nós respeitar e manter.
Texto de Luísa Reis

Sem comentários: