segunda-feira, novembro 17, 2008

Moura Encantada... O rescaldo

Leva mais de meio ano a ser programado e pensado e apenas setenta e duas horas a ser concretizado. Assim passou mais um fim-de-semana de Moura Encantada.

A sala da tuna foi pequena para receber os amigos que chegavam à cidade algarvia para assistir ao VI Moura Encantada. Lá, a Feminis Ferventis realizava o ensaio geral para o grande dia. Na sala ao lado, a Versus tuna, a quem agradecemos toda a amizade e ajuda, dava os primeiros acordes que faziam adivinhar a boa disposição que caracterizou a noite.

Ao mesmo tempo, chegavam tunantes Ferventis que traziam mais magia e alegria à noite. A pouco e pouco as tunas chegaram (Tfist e Lusitana) e depressa o BA foi pequeno para todas. Assim começava o VI Moura Encantada. Um pouco mais tarde, as tunas da Invicta juntaram-se à festa que terminou a altas horas da manhã (ou talvez às 11horas ainda não tivesse terminado).

No sábado, o ponto de encontro era o Mercado Municipal. Quem teve a oportunidade de presenciar o espectáculo diz que foi contagiante. O público vibrou com as tunas, com as suas músicas, a sua simpatia! O almoço na Cantina da Penha foi servido ao som dos acordes de canções tão nossas conhecidas. Porque a noite tinha sido longa, o Seu café era o próximo destino e o passeio pela cidade encantou a Rua de Santo António pouco habituada a ver tanta animação com tanta alegria e boa disposição. A terminar, o lanche no Cruzeiro e o convivio característico.

No Grande Auditório, tudo estava preparado. O público chegou antes do espectáculo e a afluência superou as expectativas: Obrigada a todos!

O espectáculo, de altissima qualidade, deslumbrou os presentes e dificultou a tarefa do júri. Parabéns a todas as tunas que aceitaram o convite para estar presente em mais um Moura Encantada. Todas elas tiveram um comportamento exemplar e, com isso, facilitaram a vida à organização. Terminado o espectáculo, as tunas(todas!) dirigiram-se para o Aparte para mais uma noite de festa.

O VI Moura Encantada despediu-se das tunas com um bonito dia de sol e um, algo atribulado, pic-nic no anfiteatro ao ar livre do Campus da Penha. A pouco e pouco as tunas fizeram-se à estrada e ficámos nós para o tradicional café e conversa pós-Moura.

A todos os que nos ajudaram, incentivaram e apoiaram um enorme abraço cheio de amizade e carinho!

Melhor Instrumental: Tuna Feminina do Instituto Superior Técnico
Melhor Estandarte: Atituna - Tuna Feminina da Fac. de Psicologia e Ciências da Educação da Univ. do Porto
Melhor Pandeireta: Tuna Feminina do Instituto Superior Técnico
Melhor Solista: Tuna Feminina do Instituto Superior Técnico
Melhor Original: Tuna Feminina do Instituto Superior Técnico
Tuna + Tuna: Tuna Feminina da Fac. de Letras da Univ. do Porto
Melhor Tuna: Atituna - Tuna Feminina da Fac. de Psicologia e Ciências da Educação da Univ. do Porto

18 comentários:

Anónimo disse...

Mão direita é PENALTY!!!

Grande, grande, grande Moura Encantada!!!

Obrigado a todas pela extrema simpatia com que sempre me recebem!!

Só tenho uma queixa a fazer Luisinha:

NÃO DEU PARA MATAR AS SAUDADES TODAS!!!

Um Beijinho enorme a todas e espero ver-vos mais cedo que no Fartuna!!!

Beijnhos, beijinhos, beijinhos!!!

Anónimo disse...

Parabéns por mais um Moura Encantada! As tunas presentes deram excelentes espectáculos, cada uma à sua maneira...obviamnete que a primeira tuna foi um espectáculo!!! Penso que foi a que mais Tagus bebeu,segundo dados do INE divulgado no site esta manhã...

Quanto à feminis, parabéns pela organização, pela recepção, pela simpatia...nem seria de esperar outra coisa...

A ansiedade é tanta de ir ao Algarve e matar saudades que acabei por nao o fazer como queria. Por isso, ficará para a próxima um brinde, um traço de conversa com Panamá (boa), Necas, Rava, Miguel-Fócrates, Luisinha, entre tantas (os) outras(os) que estão sempre aqui nesta canto especial e que fizeram parte da minha vida de tunante. A malta da versus também que me desculpe, mas os que tiveram comigo na 6ª ainda consegui matar algumas saudades, mas os restantes, nem por isso! Um grande abraço rapaziada...a actuação foi bem fixolas!!!gostei do espírito alegre demonstrado em palco e fora dele...sempre irreverentes!!! mai nad!!

Às tunas vencedoras, não digo nada em especial, porque prémios há muitos! Deixo apenas os meus parabéns a todas, com performances de muito bom nível e um beijinho especial à Atituna, não pelo prémio, mas sobretudo pela simpatia de algumas delas...eheh

Um beijinho muito grande à Luisinha...que apresentação mais estranha...valou a emoção em detrimento da razão! É assim mesmo que tem de ser!!!

Enfim...podia escrever tantas e mais palavras acerca deste fim de semana, mas não trabalharia mais hoje!!!


Um forte abraço de amizade a todas as féfés (luisinha, necas, ivete, marlenes, gabi, brigida, ana, etc, caloiras e projectos a progectos do projecto projecto)... continuem com essa personalidade irreverente que vos caracteriza como especiais...

Um forte abraço à rapaziada da versus...em breve esterei mais perto de vós!!!

Um grande abraço ao pessoal do Porto...um até já!!!

The Coach Lab disse...

Olá! ;)

Querido Ravanelli... realmente, nestas ocasiões o tempo é sempre pouco para matar as saudades dos amigos.
Claro que este Moura deve ter sido especial para ti uma vez que tinhas cá as "tuas" meninas da Atituna. Para nós, como deves calcular, também foi muito bom tê-las cá (finalmente...!)
Ficámos muito contentes por te termos em mais um Moura Encantada. A tua, assim como a da Panamá, Rangel e agora a Tatiana, são presenças que já não conseguimos dispensar. Sê bem-vindo sempre!

Afilhado: eu ainda tive a oportunidade de brindar umas quantas vezes contigo na sexta-feira! Obrigada pela tua amizade e carinho! ;) Vê se voltas em breve para fazermos umas tertúlias no 51.

Beijinhos a todos!!!

Anónimo disse...

Hello!!!

Bem, mais um Moura encantada e eu não assisti mas pelo que leio aqui, dá para entender que correu tudo muito bem, como de costume!!

Muitos parabéns e beijinhos e todas.

P.S. Necas conheci aqui em Barcelona uma rapariga que te conhece também. Chama-se Diana, é de Lisboa e estuda comunicação - Vê lá tu como este mundo é pequeno!!

Beijinhos,

Patrício

Anónimo disse...

E foi assim o VI Moura Encantada.

Um beijinho grande à Luisinha que andou o fim de semana todo com cara de pânico ( até o senhor Luis Vicente reparou xD );

às minhas colegas projectos e caloiras que não pararam um segundo;

um beijinho à Necas, que é sempre uma querida com todas nós;

e a todas as Féfés, que me enchem de orgulho por fazer parte desta magnífica tuna.

E claro, ao nosso senhor ensaiador, que é o melhor do mundo!! Obrigado, Lourenço.


Foi um festival magnífico, "é o adeus, até para o ano".


Beijinhos,
Catarina.

Anónimo disse...

Olá a todos!

Tenho andado a ganhar coragem para deixar aqui umas palavrinhas... mas tenho medo porque as emoções ainda são tantas... enfim!

Começo por pedir desculpa a todos por qualquer coisa que tenha corrido menos bem, infelizmente Catarina a minha cara de pânico só mostrou que eu sou uma pessoa como as outras, que se preocupa com que tudo corra pelo melhor e que afinal de contas tem sentimentos! :) Infelizmente acho que ainda tou com cara de pânico, vai demorar a passar!!!
Termino mais um Moura Encantada com sensação de dever cumprido e tenho que agradecer a algumas pessoas que muito ajudaram:

- Necas, amiga e companheira de sempre e para sempre, só nós nos entendemos e connosco todos os percalços e ''agoiros'' perdem fundamento... :) se continuarmos unidas esta tuna vai onde nós a quisermos levar... (o resto fica para se dito pessoalmente) :)

- Caloiras Catarina e Fatinha: uma é a razão, a outra a emoção. As duas juntas farão grandes coisas com esta tuna e é muito graças às duas que aqui estamos a comentar a realização do VI Moura Encantada e daqui a um ano estaremos a comentar a do VII...

- Todas as caloiras, projecto a caloiras e projecto a projecto: Algumas trabalharam bastante para que este projecto fosse para a frente - muito obrigada - continuo a contar com muita e mais dedicação.

- Lourenço: desculpa qualquer coisinha, mas felizmente ambos sabemos que ainda é possível e é por isso que ainda cá estamos os dois. Obrigada amigo, por tudo.

- Amigos e apoiantes: sem a vossa ajuda e palavra de apoio este Moura Encantada não teria sido possível. Ravanelli, Panamá, Afilhado e toda a Versus Tuna, Pedro Barros (o irresistível Pedro Barros!) e Vânia Luz e todos os outros que nos ajudaram em tudo!

- algumas das nossas antigas fefés que continuam presas à nossa causa, principalmente às que nos adoram e continuam a ser amigas sinceras, corram as coisas bem ou corram mal, que torcem para que tudo corra MESMO bem... o meu MUITO OBRIGADA!

- Todas as tunas presentes no Moura Encantada: foi uma festa de grandes surpresas, de muita simpatia, de fair play, de boa música... parabéns às elegantes, simpáticas e surpreendentes meninas de Lisboa, que esteve tão bem representada (TFIST e Lusitâna) e claro, às tripeiras de serviço: Atituna (mais uma vez, sem palavras), TFLUP (já era fã, agora sou mais ainda, vocês são Tuna com T grande! p.s. - OH PATROA, ÉS TÃO BOUA!!) :)
Próximo fim de semana aí estarei pelas vossas terras pra um bom binho e francesinha à maneira! eu ouvi falar de um restaurante na ribeira e de um sitio com mines a 0,50 por isso quem se acusou que se chegue à frente!!! :) Ah e claro, no FETA as atitunianas podem contar comigo!

No que depender de mim esta tuna e este projecto bonito que é o Moura Encantada continuarão fortes como até agora, contra todas as adversidades, de olhos postos no Futuro e numa nova fase que se iniciará em breve, com mais e melhor, com quem estiver disposto a manter a Feminis Ferventis onde ela merece estar... meninas, comecem a entrar no barco porque ele está quase a partir, e agora não há hipóteses de ''regresso ao passado''! :)

beijocas a todas/os da Magister,e para sempre elemento e fã incondicional da Feminis Ferventis!!!


p.s. desculpem, pareço a Necas!!!

Anónimo disse...

ups!!! estiquei-me mesmo!!! sorry...

Panamá disse...

Mais um Moura... este pareceu-me mais curto que todos os outros, não sei se por ter estado anestesiada com a "gripe" ou por vários outros motivos, mas estive com tanta gente e com tão pouca ao mesmo tempo... A reparar na próxima edição!
Parabéns por continuarem a mostrar que são umas batalhadoras e que este Moura é cada vez mais um ícone nos Festivais de Tunas... um dia destes não terão sítio para tanta "mobília", mas vocês arranjam sempre mais um cantinho e com muito amor e carinho tudo decorre.
Parabéns as Tunas presentes e um muito obrigado especial as Tunas tripeiras e respectivos "mitras" pela boleia e muitas horas de descompensação (2x600 km dá para muito disparate e afins...).
Um até breve a malta do Algarve, parece que o mês de Dezembro vocês serão a "mobília" no Norte e aí dá para me vingar do tempo que faltou e que ficou por dizer.
Jokas a todas as fefés e em especial as do costume: Necas e Luisinha, Carolina e Gabi e todas as restantes que eu me esqueço do nome, mas que estão guardadas num cantinho especial.
Um beijinho pra malta da Versus e um aparte: Bando de "fraquinhos"!!!
Até breve, e sempre que precisarem, podem contar comigo.
(estou a fazer concorrência a alguém, hehehe)

Anónimo disse...

Olá!

Bem o que dizer deste Moura? que ainda bem que foi para a frente!

Que apesar dos contratempos da praxe, na minha opinião foi simplesmente magnífico e que tenho pena de não o ter conseguido aproveitar melhor, mas são "os ossos do ofício" :p

Às Tunantes Luisinha (Gost'i madrinha!) e Necas, uma palavra de grande força e o orgulho por pertencer a esta Grande Tuna!

Às caloiras e colegas projectos sobreviventes na aventura da "Formiga a conduzir", e também às outras, um grande beijinho, fazemos uma grande equipa :p

Um grande beijinho também ao "Sr. Ensaiador" Lourenço, incansável na sua "árdua" tarefa...Tens uma paciência de Santo!

Um grande beijinho também às Tunas participantes, às Tunantes mais velhas, aos "estrangeiros"... :P

Para o ano há mais!

Carolina Mendonça disse...

Alo alo

Foi sem dúvida um grande Festival, mais um grande Moura Encantada, como só a Feminis sabe fazer, que a cada ano que passa se torna mais um lugar de paragem e reencontro de amigos que se fazem pelos anos e festivais fora…
Muitos parabéns minhas lindas!

Por fim, não podia deixar de fazer os meus agradecimentos:
- aos companheiros de viagem, ATITUNA, TFFLUP, à Panamá e ao Ravanelli;
- à Joana das senhas e dos jogos tradicionais :);
- à Versus Tuna, tuna do coração…;
- à Feminis Ferventis... por ser a minha tuna fantástica...
- as caloiras e projectos, por serem simplesmente fantásicas...
- às reformadas da Feminis Ferventis, pelo sabor de voltar a casa, as recordações, as amizades, pelo “as capas, os doutores, a tuna, no Algarve um dia fui feliz !!!”
- à minha Gabi, adoro-te!
- e claro, a todos os que se cruzaram connosco nestes dias de festa, tradição e espírito académico.

Se não for antes :(, anté para o ano.

Beijokas grandes

Anónimo disse...

olá minhas lindas!!
Foi bom regressar à cidade que me acolheu tanto tempo... rever pessoas que para mim tiveram e têm tanta importância...
Estar junto de amigos, passar por momentos engraçados...

A primeira noite foi curtissima e gelada... o dia de sábado dificil... poix só com uma hora de sono trabalhar até às 18h, a fazer tricot com os velhotes,não foi fácil...
para terminar, um espectáculo bonito (devo confessar que não vi muito, poix nunca fui moça de estar 3horas fechada na sala e sempre preferi os bastidores...este ano, também não estive nos bastidores, mas fiquei na rua a encher chouriças!!!lol), uma noite que começou cansada e sem pica, numa prespectiva de pessoa distante e fria e que terminou na altura certa... na alura em que o alcool começava a fazer efeito e as emoções começavam a vir à flor da pele...
Finalmente a despedida, algo dificil em momentos como este, em que só se irão rever amigas daqui a algum tempo e até lá sente-se a ausência, o vazio...
Enfim, é assim a vida...
Deixo uma palavra de força a todas as que até aqui levaram esta tuna a bom porto... às que têmlutado, permanecido... aquilo que não nos destrói torna-nosmais fortes!
Não me despeço até para o ano, poix em março espero almoçar convosco!!lol
uma beijoka especial às do meu tempo... à minha esquiso... à minha marolkas que me acolheu na sua casota... a todas...
p.s. panamá, não te perdou por teres perdido a noite de sábado!!!lol
nekas... estou à ua espera... a ti e ao senhor do extintor!!lol
beijo

Panamá disse...

Hehehehe, acredita Monxiqueira, que ainda bem que o fiz, por 2 motivos: vingar-me do pessoal da versus que não ficou no mercado a manhã toda(hehehe)e deixar dormir as restantes alojadas do "51"... enquanto o ppl se divertia eu estava a contas com um mega acesso de tosse que só parou as quinhentas e deve ter parado quando adormeci.(espero eu!!)
Mas como disse anteriormente, falhas a serem reparadas na próxima edição. Eu bem que queria trocar o barril de cerveja!!!!

Anónimo disse...

Olá meninas.

Apesar de não ter estado presente, por questões profissionais, gostaria de vos dar os parabéns por mais uma edição.

Pelos vistos neste festival, e analisando apenas os prémios, confirmou-se o que eu sempre disse, o elemento mais importante de uma tuna é o porta estandarte lol

Beijos para todas

TFFLUP disse...

Faro outra vez... Faro! Obrigado à Feminis...meninas voces são demais.
Pela ajuda,pelo convite,pela alegria de partilharem conosco tanta coisa boua! aos nossos guias mas em especial à Margarida que foi mais muito mais que 5 estrelas!
A Atituna ( Letras e Atituna hei tuna hei!) que partilhou conosco um festival tao especial onde cresceu uma bela amizade! Beijos muito grandes até uma próxima vez bem breve... TU TU TU TU TU TUNA DE LETRAS

Anónimo disse...

Parabéns, Feminis Ferventis!

A Tuna hoje completa 16 aninhos da sua Fundação... Parabéns para nós! =)

"Oh Feminis Ferventis,
A ti amo com paixão,
Levar-te-ei comigo,
Para sempre, no meu coração..."

Anónimo disse...

Olás, "mils olás", espero que estejam todas boas, upsss, peço desculpa, vocês são BOAS ;)

Pois, o Moura deve ter sido giro e de certeza que houve pessoal que se esforçou bastante, mas tendo em conta o tempo que já não vinha cá, vinha à procura de "sangue novo", novas passagens , novas caloiras, novas tunantes, essa tuna já está a precisar de energia nova, de algo que anime...mas estou a ver que novidades só mesmo no Continente!

Beijinhos com muitas saudades para todas, e boas festas...de preferência pelo corpo todo.

Rute Montes

Anónimo disse...

Olá Tunadas!

É verdade! Cá estou eu! À quanto tempo não ouviam esta saudação? já á muito de certeza.

Não tenho passado por cá, mas isso não quer dizer que não me lembre de voces... Ai que saudades daqueles fins de tarde musicais cheios de loucura nesse belo estacionamento! Ainda por cima rodeado de belas, jeitosas, simpáticas e sempre fantásticas "tunadas"!

Sei que os tempos são outros, umas caras foram outras vieram! Eu próprio ando metido noutros projectos, mas sempre com a mesma "loucura descontrolada!" enfim... nostalgias... :) Mas pronto, a Feminis Ferventis vai continuar a brilhar por esse ALLgarve, por Portugal, pelo mundo, pelo infinito e mais além!

Se vierem tocar para o Norte (em especial perto do Porto), avisem que eu vou ver e quiça, num momento de euforia compulsiva poder assistir pela primeira vez ao vivo à "entrada dos atuns" (se é que essa musica ainda é tocada...).

Beijinhos a todas, o que inclui as que eu ainda conheci e suas descendentes :)

PS: Necas/Luisinha/Ivy - Será que me podem enviar por correio o CD/DVD do concerto onde tocaram a "entrada dos atuns"?

Anónimo disse...

Olá Serginho!

Não sei se vais ler esta mensagem, mas espero que sim!

Em relação ao que nos pedes, e como não tenho o teu mail, será que me podes mandar mail pro mail da tuna? feminisferventis@gmail.com

assim é mais fácil mandar-te o tal DVD... Infelizmente já não tocamos essa tua entrada/saída dos atuns, é uma falha nossa, mas é por um bom motivo! Talvez quando gravarmos um cd só com peças instrumentais a tua possa ser logo a primeira, tipo single de lançamento... :)

Agora tocamos um peça que muito gosto nos dá tocar, para o caso de não conheceres aconselho-te que procures no youtube ''gustavo santaolalla - de usuahia a la quiaca''. É´a banda sonora do filme ''diários da motocicleta'', de walter salles, adaptada para tuna por nós e pelo Lourenço, nosso ensaiador! espero que gostes! mas acredita que não nos esquecemos de ti, das tuas músicas espectaculares e sempre animadas, nem do tempo que passaste conosco! Obrigada! :)

beijocas