sexta-feira, dezembro 04, 2009

Resumo do VII Moura Encantada

Foi no passado fim-de-semana de 20 e 21 de Novembro que se realizou mais uma edição do Moura Encantada, a 7ª, realizada pela Feminis Ferventis.

Apesar de ser na cidade de Faro, o frio fez-se sentir, mas nada que as Tunas não soubessem combater. As Tunas foram chegando aos poucos a Faro e encontraram-se todas na festa que se realizou no BA, com muita folia e animação até o sol raiar.

Depois de umas horas de repouso rumou tudo para o almoço na cantina do Campus da Penha e seguiram para o Campus de Gambelas, onde se realizariam as restantes actividades do Festival, nomeadamente os jogos tradicionais. Depois do jantar, as Tunas estavam a postos para mais um Moura Encantada.

A abrir o festival esteve a Versus Tuna - Tuna Académica da Universidade do Algarve, muito animada e apresentando-se apenas com repertório original, iniciando com o instrumental “Variações Para Bandolim em Si Menor”, seguido de “Moura Encantada”, que foi apropriado para o Festival, com o solista a puxar pela sua voz. Terminaram a actuação com "Noites e a Tuna" com muita garra e pandeiretas e bandeiras a fechar a performance.

A 1ª Tuna a concurso veio da Madeira, a Tuna D'Elas - Tuna Feminina da Universidade da Madeira, apresentou-se como habitual, com um sketch de entrada a dar o mote para o seu "Hino", original, com direito a tudo: pandeiretas, estandartes e pelo meio um bailinho versão Madeira. Em seguida acalmaram as hostes com "Haja o Que Houver", com 2 solistas a intercalarem-se e complementarem-se ao longo da música. Em seguida o seu Instrumental, "Melodias de Offenbach" dando um bom espectáculo e também com as pandeiretas e bandeiras a ajudar a festa. Seguiu-se mais um original, "Boémia" e para terminar em grande com "Passa a Tuna", também original.

Em seguida, veio a Tuna Académica Feminina da Universidade de Évora, que iniciou a sua actuação com "O Ferreiro" , seguindo com o original "Madrugada". Seguiu-se "Laurindinha", em que se destacam os arranjos vocais e depois deram o mote para o seu tema Instrumental de bom nível, mas muito curto. Continuaram com mais um arranjo original "Amores de Estudantes" e acalmaram o público com "Olhos Negros", terminando com "Namoradeira", mais um tema original. Apresentaram-se muito divertidas em palco e com algumas piadas bem conseguidas.

Depois de um intervalo, para saciar o estômago, surgiu a 3ª Tuna a concurso a Tuna Feminina do Instituto Politécnico de Castelo Branco, que iniciou a sua actuação com um medley de músicas de Carlos Paião como "Pó de Arroz", "Cinderela" e "Playback", com direito a pandeiretas e estandartes. Em seguida uma música de solista, seguindo com a "Desfolhada". Apresentaram em seguida "Serenata", tema original e como tema Instrumental um medley de música dos "ABBA". Terminaram a actuação com "Ferreiro" com pandeiretas, estandarte e bandeiras. Esta Tuna apresentou-se com poucos instrumentos em palco, em que se destaca a sua violinista.

E para finalizar as Tunas a concurso, e vindas de Lisboa, A Feminina começou a sua actuação com o "Barco Vai de Saída" com a solista a não complicar e seus estandartes e pandeiretas a brilhar. Seguiu-se o tema instrumental também com boa qualidade e mais uma vez para a solista mostrar as suas qualidades interpretaram "Maria Lisboa". Em seguida cantaram "Molineiro" e "Venham mais 5", terminando a actuação com "O Ferreiro" com direito a todo o espectáculo de pandeiretas e estandartes.

Em seguida actuou a Tuna da casa, Feminis Ferventis - Tuna Académica Feminina da Universidade do Algarve. Iniciou a sua actuação com um arranjo de um tema das Tucanas “Molhar o pé” seguido do original "Sina de uma Caloira". Prosseguiu com o seu instrumental do filme de Che Guevara, “De Usuahia a la Quiaca”, seguido do original "Despedida". Depois de chamar os antigos elementos da tuna a palco terminou a sua actuação com “Hino da Tuna”.

O júri deliberou o seguinte:
Melhor Pandeireta: A Feminina
Melhor Estandarte: A Feminina
Melhor Solista: A Feminina
Melhor Instrumental: Tuna D'Elas
Melhor Original: Tuna D'Elas
Tuna mais Tuna: TAFUÉ
Melhor Tuna: A Feminina

A festa seguiu com muita animação no Shake com música Brasileira a animar a malta. Aguarda-se pela próxima edição do Moura Encantada. Parabéns Fefés e muito obrigado pela recepção e simpatia.
04-12-2009
Denise “Panamá” - Colaboradora PTunas / Gabi

9 comentários:

Sérgio Mateus disse...

Olá!

Já lá vai algum tempo que não passava por aqui!

No entanto vejo que continuam cheias de força e super animadas! Era assim que eu gostava dos meus "atuns"!

Mais uma Moura Encantada, mais um sucesso garantido... e quem sabe se no próximo não apareço por lá! É longe, mas já tenho saudades...

Beijinhos

Sofia disse...

Que bela descrição do excelente festival vivenciado! E que venha o próximo, para repetir o bom espírito académico e a qualidade notável de todas as tunas presentes!

Obrigada por nos acolherem tão bem!

Ana Sofia Antunes - A Feminina (Farmácia - Lisboa)

Anónimo disse...

Ahh!!!Onde é que eu ando que não tenho vindo aqui? :O

Bem...o meu PRIMEIRO MOURA!
Foi fantástico apesar do stress, dos ai-meu-deus-quero-a-minha-mãe e do oh-pa-o-que-fazemos-agora. Obrigada a toda a gente que teve a pachorra de nos aturar quando estávamos na demanda dos patrocínios; OBRIGADA às tunas convidadas que apesar de alguns contratempos foram sempre umas queridas e encheram Faro com o seu espírito; obrigada a todos que sempre nos apoiaram.

E evidente: OBRIGADA FEMINIS FERVENTIS! 17 anos de existência e alguns Mouras depois, caminhamos para a maioridade com um sorriso e muitas ideias. Pertencer a esta família é das melhores coisas que já me aconteceram: ADORO-VOS A TODAS!!!

É FE
É FE
É FEMINIS FERVENTIS!!!

Anónimo disse...

Pessoal: bora lá dinamizar isto!!!
Tenho de dançar o samba com um ananás na cabeça?!

Anónimo disse...

ò tempo que não passo aqui para saber as novidades. e eleições quando vão haver?

Rute Montes

Formiga disse...

BOOOM DIA, MENINAS!

Hoje fazemos 17 Anos desde a nossa primeira actuação!

A FEMINIS FERVENTIS está de Parabéns!

"E sempre todas juntas
Somos Tuna genial
Temos na alma a canção
Somos Tuna sem igual... Ver mais

E sempre todas juntas
A cantar eternamente
Feminis a tempo inteiro
Ferventis para sempre"

"Mais do que uma Tuna... uma Família!"

Formiga disse...

Booom dia, Meninas!

A Tuna está de Parabéns, fazemos 17 ANINHOS desde a nossa 1ª actuação!


"E sempre todas juntas
Somos Tuna genial
Temos na alma a canção
Somos Tuna sem igual... Ver mais

E sempre todas juntas
A cantar eternamente
Feminis a tempo inteiro
Ferventis para sempre!"

"Mais do que uma Tuna... uma Família!"

Carolina Mendonça disse...

Muitos parabéns tuna...

Bjk grande
Carolina

Anónimo disse...

Simplesmente ridículas