segunda-feira, dezembro 12, 2011

10 de dezembro de 1992


A presente mensagem vem já com uns dias de atraso, é certo.
Serve, no entanto, para agradecer a todos os que se lembrararam da data em questão.

Segundo reza a História, foi no décimo dia do mês de dezembro do ano de 1992 que se oficializou a existência da Feminis Ferventis - Tuna Académica Feminina da Universidade do Algarve.

À data, tratava-se de um projeto arrojado: o contacto com o mundo tunante era muito menor do que o que temos nos dias de hoje, a situação geográfica em que nos encontramos não facilitava em nada esse contacto, muito menos o acesso a figuras a tomar como exemplo. A internet e os telemóveis eram uma miragem. Não havia youtube para ver vídeos de outras tunas, nem blogs, nem muita informação. Mesmo a única tuna próxima que tinhamos era masculina e tinha sido formada poucos meses antes.

O projeto saiu, na íntegra, das cabecinhas iluminadas das nossas fundadoras.
Hoje em dia percebemos que foi um projeto com pés e cabeça; a prova disso é o fato de cá estarmos hoje para contar a história, vivas e de boa saúde, sempre em busca de mais e melhor.

Estes 19 anos fizeram-se de emoções: emoções de grupos de mulheres únicas, que foram capazes de, apesar de uma ou outra tempestade, levar o barco a bom porto.

Orgulhamo-nos de todos os nossos momentos, temos consciência que somos Tuna com 'T' maiúsculo. Daquelas que não se resumem a uma sala de ensaios, das que vivem para além disso. Daquelas em que se aprende "o que não vem escrito nos livros", em que se vivem momentos que não poderiam ser vividos em mais sítio nenhum.

Somos TUNA!

3 comentários:

Lenise disse...

Antes de mais, e mais uma vez, Feliz Aniversário!

A todas aquelas que ao longo destes dezanove anos mergulharam neste mundo tunante, que têm remado por este nome, por esta TUNA, por esta Academia, por estas amizades, por todas nós, por aquelas que passaram, por aquelas que agora passam!

Quero deixar um agradecimento especial às grandes mulheres que têm acompanhado este mergulho numa temporada de intensos feitos! Muito obrigada!

Somos TUNA!

andreia (a única) :D disse...

adoro a imagem :P

Anabela Morte disse...

Exato. O que reza a História está correto. Eu era uma dessas "Cabecinhas iluminadas" eheheheh e realmente n havia FB, nem redes sociais, nem telemovel...e nós divirtiamo-nos muitooooo. Estive lá desde o principio. Bjs e tudo de bom para as minhas Feminis Ferventis