quinta-feira, fevereiro 28, 2008

Parabéns!

"Deus quer, o homem sonha, a obra nasce" Fernando Pessoa, Mensagem
Há cerca de quinze anos atrás, esta frase poderia ter sido adoptada como o lema que levou um grupo de moças a juntar-se e a formar uma das primeiras tunas académicas femininas do país, a Feminis Ferventis.
As moças sonharam e o projecto ganhou pernas para andar, asas para voar e ânimo e vontade para sonhar sempre mais alto... As actuações eram cada vez mais e até já as levavam para fora do Algarve. Em 1997 gravavam o primeiro CD, Feminis Ferventis e em 2000 o CD Encantos. Em 2003, as asas da Feminis Ferventis ousam voar ainda mais alto: nasce o Moura Encantada – Festival de Tunas Femininas na Cidade de Faro. Desde essa data até hoje, e passadas cinco edições, o Moura Encantada tornou-se um marco dos festivais de tunas a nível nacional. A hospitalidade, dedicação e entrega das moças não passou despercebida a nenhum dos que por cá passaram, nem a nenhum dos que descem aos Algarves todos os anos no mês de Novembro, só para as ver, só para as apoiar.
No entanto, nenhum destes momentos poderia ser comemorado sem que se comemorasse aquele que pode ser considerado o momento mais alto desta tuna... o seu nascimento. As moças sonharam. A 24 de Março de 1993, a Feminis Ferventis subiu pela primeira vez a um palco, fazendo assim a sua primeira aparição em público. A obra nascia.

E assim se chegou ao 15º aniversário da Feminis Ferventis, que terá o Almoço de comemoração no dia 29 de Março de 2008...

Mais um ano se passou desde a última vez que todas, ou quase todas, nos encontrámos. A cada ano que passa conseguimos encontrar sempre mais uma Fefé "perdida" por este país fora e trazê-la (embora apenas por algumas horas) para o seio desta grande família que é a Feminis Ferventis. Os almoços de aniversário têm sido não só um ponto de encontro de amigas, mas também um ponto de encontro de um grupo que, embora separado pelo tempo, continua a manter em comum características únicas, que tornam cada uma de nós uma peça deste grande puzzle que é a Feminis Ferventis.
Este ano não poderia ser excepção: as novas gerações da tuna precisam de conhecer o Passado para poder, aos poucos, construir o Futuro. As mais velhas vão com certeza querer saber de todas as novidades e conhecer as novas caras que farão também parte da história desta tuna.
Estamos todas convidadas para participar então, no Sábado dia 29 de Março, no Almoço comemorativo do 15º Aniversário da Feminis Ferventis – Tuna Académica Feminina da Universidade do Algarve. Toda a organização – e animação – está, como é óbvio, a cargo do "activo"! As "retiradas" terão apenas que nos presentear com a sua presença, boa disposição e espírito Ferventis!
Para terminar, e para vos deixar já na expectativa, levantamos então um pouco do pano que cobre as surpresas reservadas para este dia... 29 de Março de 2008 é também o dia do X Fartuna – Festival de Tunas Académicas da Cidade de Faro, organizado pela Versus Tuna – Tuna Académica da Universidade do Algarve, no qual a Feminis Ferventis participará como tuna convidada. Temos então um desafio para fazer a todas vós...

Quantas Fefés conseguimos juntar no palco do Teatro Municipal de Faro, sala que acolherá o espectáculo...?

39 comentários:

Anónimo disse...

Olá a todas!

Mais uma 5ª, mais um ensaio, mais um arraial... devia haver arraiais todas as 5ªs! ;)

O ensaio de ontem foi muito fixe, e a música nova está a ficar cada vez mais linda! ah, e estou cada vez mais "quiacada"... ;)
O arraial também foi divertido fixe, estava lá a Academia em peso, e como não podia deixar de ser, uma representação em peso da Feminis!

Beijocas para todas e até 3ª no sítio do costume!

Ivete B disse...

Vão contando comigo.
Eu quero ir ao almocinho!
E fazer número em cima do palco também!

Anónimo disse...

Olá fefés... obrigada pelo convite/desafio. A minha vida está muito complicada nesse fim de semana, mas vou fazer os possíveis para não perder o nosso almocinho e quanto ao voltar a subir a palco convosco, quem sabe... seria uma honra ;)
Beijokas Ferventis
Ana (do Tony)

Anónimo disse...

Olá moças!!!

Chega finalmente mais um grande dia.. podem contar comigo para o almocinho... espero que não se esqueçam da "creche" para os nossos rebentos... afinal este ano criancinhas não faltam!!!

ehhhhhhhh como isto já está.... filhos ... maridos... pfuuuuuu... vida curta!!

Espero ver-vos muito em breve a todas!!!!!!!!!!

BEIJOS BOMBÁSTICOSSSSSSSSSSSSSSSS

Sandra "Bomba"

Dina Branco disse...

Ai Ai... :( Quem me dera poder ir... Infelizmente não vou poder estar presente nesse fantástico encontro... Só de pensar que almoçaria com todo o espírito académico a que esta tuna sempre me habituou e que poderia eventualmente voltar a estar num palco com todas vocês... ai que saudades... resta-me a minha pequena Ritinha que é fã incondicional de todas as nossas/vossas músicas desde o momento em que foi o ano passado ao almoço de aniversário e depois já cá fora as primeiras noites adormecia muitas vezes ao som da Chamateia e Voz de um Instrumental, o qual ouço agora para me poder inspirar e não sentir tanto a vossa falta...
Bjocas ferventis desta sempre Fefé e da sua Fefézinha Ritinha :)

Carolina Mendonça disse...

Alo alo!!!

Claro que eu não podia faltar ao nosso almocinho.
E também já ando a ensaiar os passos :) Contem cmg para fazer número em cima do palco também!

Beijokas a todas e até lá.
Boa Páscoa e muitas amêndoas

Anónimo disse...

Olá, olá!

Muitos parabéns à Feminis Ferventis pelo seu 15º aniversário!

Beijocas e até amanhã!

Anónimo disse...

Parabéns Ga_________s :)

cumprimentos versus

Brandao

PS: beijos pra magister mais boa de todos os tempos

Carolina Mendonça disse...

OI...

Parabéns minhas lindas!!!
Que bom que foi crescer com a tuna, com a nossa música e com a nossa alegria.

E venham mais 15...
Beijokas a todas e claro, até sexta!

Anónimo disse...

Olá queridas Fefés... MUITOS PARABÉNS a esta TUNA fantástica. Na Feminis todas deixamos a nossa marca, mas sem dúvida que ela foi fundamental para nos tornarmos as pessoas que hoje somos.
Beijokas e até Sábado.
Ana (do Tony e da Sofia)

Miguel disse...

Antes de mais, parabéns às Feminis por mais um glorioso aniversário. Apesar de estar longe de vós, ainda me lembro dos bons momentos musicais que proporcionaram aí no Algarve. Um beijo para todas, especialmente para a Necas e para a Marlene. Ui... que saudades.

Fókrates, estudantino.

Miguel disse...

Já agora.... quando "bierem" para o Norte ou Centro, digam algo...

Panamá disse...

Ora bem, deixei o suspense para a última da hora, e é assim com algum atraso que vos felicito pior mais um aniversário. Espero que o almoço de gerações tenha sido divertido, tal como todo o fim de semana com o Fartuna a mistura. Peço desculpa a quem ficou convencido que eu iria cair do céu neste fartuna, mas como já passei um fim de semana fora de casa este mês e maio é o mês da desgraça... fica para outro ano.
Jokas a todas e que possam continuar a festejar muitos mais aniversários com muita alegria, música e simpatia.
Jokas a todas as feminis.
P.S. para quando o reencontro??? sugestões???

Anónimo disse...

Olá!

Desde os preparativos para a comemoração do 15º Aniversário da Feminis, dos entretenimentos para o almoço, até à actuação no Fartuna, falo por mim quando digo que foi uma semana de loucos!

O fim-de-semana foi fenomenal...a serenata, a night passada com a Versus Tuna e com os "estrangeiros", o almoço de aniversário, no qual me diverti muito e tive o prazer de conhecer muitas tunantes mais antigas...foi mesmo muito bonito!

Bonita foi também a passagem da "Manela" :)a projecto a Caloira(com as suas fitinhas baptizadas pela cerveja!) e da Andreia, Bette, Carolina, Fátima e Nélia a Caloiras (com as suas fitinhas doces!) :) Parabéns para todas!

A actuação também foi memorável... o facto de algumas das tunantes mais antigas terem subido para o palco na Sina, o "Barquinho" que arrepiou o Teatro...

Obrigada, Feminis Feventis por me deixar ser uma pequena parte desta Família!

Não podia deixar de dar também os parabéns à Versus Tuna pelo seu X Fartuna... Foi um Festival cheio de alegria e boa-disposição!

Beijocas para todas e até amanhã!

Tatiana disse...

Depois de mais um fim-de-semana à mitra por terras algarvias (estou-lhe a apanhar o jeito)... nao podia deixar de mandar um beijinho às meninas de azul que com o seu sorriso e simpatia me fazem sempre sentir em casa!

Parabens à Versus Tuna que organizou um grande festival, onde nao faltou nada!

Parabéns às Fefés que fizeram 15 anos... que venham muitos mais mas comigo por perto desta vez =)

um beijinho especial à Necas (por tudo... obrigada mesmo)
à Luisinha (pelo nao convite oficial lol)
à Sandra (que me arranjou alcunha de sobremesa)
à Gabi (que nao me queria deixar sozinha =)
e à Carolina (perdida pelo Norte do país... e com quem acabo sp por ver tunas)

até à próxima... a gente encontra-se por aí ;) num festival perto de si... e os que forem longe havemos de tornar perto!

Anónimo disse...

Porreiro, pá!!!!
Muito simpáticas... ;)
Dêem uma vista de olhos por estes blogues:
http://tunostunas.blogspot.com
http://atilaotuno.blogspot.com
http://asminhasaventurasnatunolandia.blogspot.com
http://portuscaletunae.blogspot.com

Anónimo disse...

ola feféeeees! teremos notícias muito em breve!!! e não vão ser poucas!!! :)
não desesperem!
beijocas a todas/os!

Ivete B disse...

Tou a desesperar Sra Magister...
esse "muito em breve" faz-me lembrar uns certos "é já ali"!
;)
Um xi pro pessoali

Anónimo disse...

Olá!

Depois de uma actuação na Semana Académica de Beja, no mínimo atribulada, de uma ida a Monchique que acabou com uma serenata para receber 2 garrafas de vinho que andávamos a "namorar", a ida a Loulé com a Versus Tuna, com quedas, cantorias com outras tunas e muitas fotos...

Cheguei à conclusão que:
- Pela 1ª vez, fui à SA de Beja, a Monchique e a Loulé,
- Nunca dei tanta queda em tão curto espaço de tempo,
- Não tenho palavras para descrever as o que sinto em relação aos momentos em tuna, porque são espectaculares, porque a Feminis Ferventis é uma Família!

P.S.: dói-me o joelho!! Meeuurff!!

jinhos para todas!

Carolina Mendonça disse...

Alo...

Só passei para dar uma beijoka a todas.
Fico muito contente pela nossa Sarinha. Ouvi dizer qu o livro já está nos Top's...

Uma beijoka grande à Catarina que acabou por nos fazer companhia pelo norte. Obrigada pelo casaco. Acho que as nossas mangas da camisa fizeram sucesso na disco :) Foi pena o autocarro das 5h só passar às 6h senão tinhamos curtido mais...

Beijokas a todas com muitas saudadinhas

Carolina Mendonça disse...

Alo alo...

Nas minhas pesquisas bloguistas encontrei um achado. Lembram-se daquela vez que fomos a Coimbra com panados, maças e empadas? :)
Pois é, não é que há um site com fotos nossas em palco do III Tunalidades?

Aqui fica:

http://www.fotografiaaac.net/index.php?option=com_gallery2&Itemid=34&g2_itemId=243&g2_page=1~


A não esquecer que trouxemos na bagagem o prémio de Melhor Pandeireta e a certeza que ninguém festejou tanto como nós...


Beijokinhas a todas com muitas saudadinhas

The Coach Lab disse...

Olá minha gente! ;)

Hoje espera-nos mais uma grande actuação! Tenho a certeza que tudo vai correr bem porque temos trabalhado muito para levar a bom porto o resultado desse trabalho! Desde o instrumental de la "Quiaca" até ao nosso "Barquinho de Deus" passando pela "Borga" até ao "Amanhecer"...não nos podemos esquecer que esta é a "Sina de uma caloira", e não só! ;)

ÀS estreias e estreantes da noite, só posso reforçar os desejos de BOA SORTE! ;) ÀS finalistas.... muitos parabéns e FELICIDADES para o futuro que se aproxima...que possam sempre continuar a fazer parte desta grande familia ferventis! ;)

Anónimo disse...

Olá!

Hoje é realmente um grande dia!Já ando com os nervos à flor da pele só de pensar na actuação de hoje à noite!

Afinal, faltam apenas umas horitas para essa "grande actuação"!

É o medo! :)

Beijocas e até logo!

Ivete B disse...

Nem sei que vos diga... só espero que se tenham divertido nesse magnifico palco da SA! Ai, ai... TENHO SAUDADES da semana académica e do Algarve e de tudo e tudo e tudo :D

Só não percebo porque não há por aqui um post sobre algo mais actual, tipo Semana Academica! Não havia necessidade de estar a comentar num assunto que passou à 2 meses. hehehhe

Até Sábadooooo

The Coach Lab disse...

Olá... realmente já mudávamos o tópico e as fotos para algo mais actual! Ficamos à espera que as "fotógrafas" de seviço nos enviem as fotos.

Em relação à actuação da SA foi realmente magnifica e acreditem, para as que não estiveram, que este conceito de magnifica é realmente MAGNIFICA em todos os aspectos. Foi a primeira vez que me senti confiante (a nivel de desempenho instrumental) em palco. Foi a primeira vez que assumi que o microfone está lá e serve para projectar a minha voz... Foi uma actuação extremamente profissional no sentido em que todas sabiamos o que estavamos ali a fazer. Foi óptimo ver a "comunhão" entre antigas e recentes mesmo que isso implique uma serie de mistura de sentimentos.
Espero, sinceramente, que o trabalho continue... nós merecemos, a tuna merece, o Lourenço merece, a Academia e os estudantes merecem...

BEIJOS:
À Gabi, Marlene1, Marlene2 e Sandra por se juntarem a nós e por, independentemente da confusão de sentimentos, por nos continuarem a apoiar.

ÀS tunantes mais antigas... ter-vos lá foi mais uma força! Obrigada por estrem lá...aqui, bem junto de nós ...sempre!
Beijos às projectos e caloiras que tanto se dedicaram,

às "bandolineiras" pela fenomenal evolução,

à Lurdes... pela consideração...(sem comentários...)


às finalistas da Tuna, Rita e Luisinha! ;) Que o futuro vos reserve o melhor, de preferência na nossa companhia! ;)

Beijos, beijos! ;)

Anónimo disse...

Olá queridas!

Realmente foi um grande momento para todas nós em palco, subscrevo as palavras da necas... finalmente a tal evolução musical está a acontecer, já mereciamos... minhas queridas, a tuna somos nós, as que estamos dispostas a dar tudo por ela, as que a amam incondicionalmente... para nós a nossa tuna é a melhor sempre, e é isso que importa!
Adorei a surpresa em palco... sei que as tunantes também estiveram envolvidas, mas não posso deixar de agradecer especialmente às minhas queridas projectos e caloiras, que estiveram por trás de isto tudo... os momentos que tenho vivido com vocês nos ultimos tempos têm sido inesqueciveis pois temos criado cumplicidades que só com vocês criei! Enquanto estivermos todas juntas podem dizer o que disserem porque nada nos vai abalar!Adoro-vos!
Fora o momento sentimentalão, beijinhos para todas as Tunantes Fefés que lá estiveram, mas um especial para a minha companheira e grande amiga Necas...

beijos pra todas!

p.s. Ivy quando voltas? fazes-nos falta!!e em relação ao blog em breve envio novidades!

p.p.s. Ah e claro... beijoes pra Fefé honorária... Lourenço! MUITO OBRIGADA!

Anónimo disse...

Olá, olá!

Hoje estou com uma "depressão pós-semana académica"...Digamos que foi uma semana cheia de surpresas, de loucuras e momentos mais ou menos hilariantes, mais ou menos tristes... :p

Madrinha: sei que somos "umas parvas", como tu dizes, mas fizemos aquelas surpresas porque gostamos de ti e mais que ninguém, tens "dado ao litro" (e a Necas também!) para a tuna evoluir!

Um MUITO OBRIGADA a esta pequena grande Família que é a Feminis Ferventis!

Em relação às actuações, concordo com a Necas... estamos a evoluir no bom sentido graças ao esforço e dedcação que temos tido, no qual o Sr. Ensaiador também tem tido um papel fundamental!

Que venham mais actuações!

"Todas juntas vamos arrasar...
Todas juntas vamos arrasar!"

Um grande beijo para todas e até 3ª!

Anónimo disse...

Bom dia!

Costuma-se dizer que a época dos Santos Populares é a melhor para as sardinhadas... Pois bem, a Família Ferventis não podia deixar de cumprir esta tradição!

Com os habituais problemas para acender o lume e fazer as brasas, foi um serão muito bem passado com muito boa companhia e muita música!
Só faltaram as mini-motas! =)

Tenho pena de não ter ido à baixa com o pessoal, mas como disse, o computador estava à minha espera :(

Gosto muito, mas mesmo muito, de fazer parte desta PEQUENA GRANDE FAMÍLIA que é a FEMINIS FERVENTIS!

Como dizia a Ivy "aprendi coisas que não se aprendem com os livros"...

Vou ter saudades de todos os momentos que temos passado juntas, uns mais alegres, outros mais melancólicos, uns mais caricatos e divertidos, outros mais sérios...
Em todos estes momentos de partilha, de esforço, de amizade, aprendi que a nossa TUNA é muito mais do que um mero grupo de moças que se junta para tocar ou cantar alguma coisa... aprendi que a nossa TUNA é uma FAMÍLIA no verdadeiro sentido da palavra!

E evoluímos muito, graças a todo o nosso esforço e dedicação para com a tuna, onde a Fefé Honorária (vulgo Sr. Ensaiador) contribuiu e muito! Obrigada Lourenço! (falo por mim...)

Vou ter saudades...

"Oh Feminis Ferventis, A ti amo com Paixão, Levar-te-ei contigo, para sempre no meu coração!"

Uma grande Beijoca para todas e para os vizinhos do lado também! :P

Anónimo disse...

Olá meninas, ainda se lembram de mim? Peço desculpa por andar um bocadinho afastada, mas voces continuam a fazer parte de mim. Desejo-vos umas boas férias e bons exames para quem os vai ter.
Beijo grande a Todas (velhas, menos velhas e novas....) lol

TunosTunas disse...

Novos conteúdos em www.tunostunas.blogspot.com
Visite-nos e deixe o seu comentário.

Anónimo disse...

Ola Féfés!

Vim só deixar um beijinho mt grande a todas.
Aproveito para desejar uma boas férias(para quem está de ferias) e um bom Verão. Daqui a poucos dias vou voltar para a minha terra, da qual já morro de saudades, mas em Setembro estarei de volta! :)
Quero também pedir desculpa pela minha ausência nestas últimas semanas. Andei "hibernada" a estudar e a fazer trabalhos (não que tenha servido de muito, mas...).

Beijinhos a todas***
Catarina (ou Roberta :P)

Anónimo disse...

É oficial... ESTOU DE FÉRIAS!!

Não, não quero aqui deixar nenhuma pontinha de inveja a quem ainda não pode partilhar comigo esta enorme felicidade que é simplesmente o facto de não ter compromissos, fazer só o que apetece, aproveitar o sol e a praia, etc etc xD

Venho só deixar um beijinho a todas e... AÇORES, aqui vou eu!! :D

Até Setembro!

Anónimo disse...

Olá!

Espero que te tenha corrido tudo bem... estou a morrer de inveja porque este ano não tenho férias... :(

Espero que a viagem te tenha corrido bem, não só a ti mas a todas!

Que todas tenham umas excelentes férias... espero que venham com a energia toda para Setembro "rebentarmos com tudo" :P

jinhos grandes!

Anónimo disse...

Olá, meninas!

É para desejar a todas um bom resto de Férias!

Bjs e até Setembro!

Anónimo disse...

Olá, meninas!

É para desejar a todas um bom resto de Férias!

Bjs e até Setembro!

Anónimo disse...

Olá Tunadas!

Já à algum tempo que não passava por aqui!

Aproveito para mandar beijinhos a todas e desejar umas boas férias (para quem ainda as tiver!).

devo confessar que tenho saudades daqueles ensaios do demónio! :)

Beijinhos

Anónimo disse...

Olá Féfes!

Tão caladinhas?! Parece que está tudo de férias ;)

Pois é mas o meu regresso á bela cidade de Faro é já amanha (infelismente para fazer exames).

Mas não posso deixar de passar por aqui sem deixar um grande beijo para as tunantes, mas principalmente um comentário de força para as projectos e caloiras que estamos empenhadissimas em que o próximo ano lectivo (que já está a poucas semanas) conheça a Feminis Ferventis no seu melhor, e se não for pelo menos estamos a trabalhar nisso.

Um grande beijo para todas e muitas saudades que estão quase a terminar......

Anónimo disse...

Olá a todas!

Finalmente Setembro!

Setembro das aulas, dos caloiros e das caloiras, da Recepção, das Praxes!

Mas Setembro dos Ensaios ("do demónio"), de tirar o pó aos intrumentos da Tuna, dos preparativos para o Moura!

Setembro de raptar caloiras para a Tuna :P

Concordo com a Nélia, as saudades dos ensaios estão quase, quase a terminar...

Jinhos para todas!

Anónimo disse...

Olá!

COMEÇAM HOJE OS ENSAIOS!...

...mas com muita pena minha só posso ir para Faro no dia 21 lol. A partir daí podem contar comigo!

Um grande beijinho a todas =D

P.S. Tirem o pó ao meu cavacas! XD