domingo, junho 01, 2014

IX Tunalidades


A data “25 de abril” é, naturalmente, uma data emblemática. Por todos os motivos e mais alguns.
Foi no passado dia 25 de abril que a Feminis Ferventis – Tuna Académica Feminina da Universidade do Algarve partiu rumo a Coimbra.
Na bagagem levávamos o orgulho do azul que representamos, a vontade de o mostrar e de o respeitar perante aquela que é a cidade da tradição, a cidade dos estudantes, por excelência.
O IX Tunalidades – Festival de Tunas Femininas, organizado pel’As Fans – Tuna Feminina da Universidade de Coimbra foi o mote para um fim de semana de sorrisos, de musiquinhas, de união, de amizade e de (re) conhecimento.
O dia em Coimbra passou a correr, entre checksound, convívios e copinhos de boa pinga! Eram 21h e o Centro Cultural D. Dinis já estava apinhado de gente ansiosa para ouvir as tunas que por ali passariam nessa noite: 

Cartaz do IX Tunalidades
Iniciámos a nossa atuação com o tema original “Barquinho”, seguido do, também original, “Hino da Tuna”. Continuámos com o tema instrumental “De Usuahia a la Quiaca”, de Gustavo Santaolalla e com a “Musiquinha”, dos Deolinda. Terminámos com mais um original, “Canto à Cidade”.
Poderíamos tentar relatar aquilo que vivemos em palco, naquela sala tão cheia de gente e de palmas, mas seria em vão. Os familiares e amigos que lá estavam para nos apoiar e mesmo aqueles que, não nos conhecendo, se renderam às meninas de azul e de saia rodada foram talvez o fator mais importante para que tudo corresse como correu, para que este 25 de abril de 2014 se tornasse também para nós uma data histórica.


Melhor Pandeireta | Melhor Solista | MELHOR TUNA


Foi com enorme orgulho que recebemos, no final da noite, os prémios de Melhor Pandeireta, Melhor Solista e Melhor Tuna.
Mas a noite não terminava aí. Dali para o NB foi um pulinho e quem nos conhece sabe do compromisso que temos: nunca abandonar uma discoteca sem fechar a porta e trazer a chave! Já o sol ia alto quando as últimas resistentes deitaram as cabeças na almofada… dali a poucas horas havia mais!
O dia 26 de abril foi marcado pela chuva que, no entanto, não nos impediu de fazer um descontraído pasacalles pelas ruas de Coimbra, terminando num belíssimo convívio com direito a música, serenatas, jogos, copos e muito mais!

Feminis Ferventis no Museu Machado de Castro – Coimbra


O dia culminou numa magnífica festa comemorativa do 25º aniversário d’As Fans, onde fomos ainda agraciadas com o prémio de TUNA + TUNA!
De destacar o excelente convívio, que se prolongou pela noite dentro, até começarem a nascer nos céus de Coimbra os primeiros raios de Sol.
O momento da partida, na manhã seguinte, foi de enorme saudade por tudo o que lá deixámos: as memórias, as novas amizades, os momentos… Por tudo isto, esperamos que tenha sido apenas um “Até já, Coimbra…”

________________
Não poderíamos encerrar este post sem um enorme agradecimento aos maravilhosos guias que nos acompanharam durante este memorável fim de semana, o João Figueiredo e o Pedro Selas. Sem vocês não teria sido tão bom! Muito obrigada!

Feminis Ferventis – Tuna Académica Feminina da Universidade do Algarve

2 comentários:

João Figueiredo disse...

O prazer foi todo nosso! Vocês foram uma tuna com um grande espirito e sempre com muita alegria. Obrigado eu por ter sido vosso guia. É um até já! Um beijinho a todas! :D

João Figueiredo disse...

O prazer foi todo nosso! Vocês foram uma tuna com um grande espirito e sempre com muita alegria. Obrigado eu por ter sido vosso guia. É um até já! Um beijinho a todas! :D